
A Secretaria Municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito (SMSTT), informa a população que o radar móvel estará atuando a partir desta terça-feira, 15, até o próximo sábado, 19, na fiscalização eletrônica do trânsito nas avenidas Presidente Vargas, Portugal, e na rua Valporto.
PREFEITURA PROMOVE REUNIÕES NOS BAIRROS PARA EXPLICAR SISTEMA DE INTEGRAÇÃO TARIFÁRIA
“Queremos esclarecer a comunidade sobre as mudanças que irão trazer rapidez e economia ao transporte coletivo do Município”. A afirmação é do secretário municipal da Segurança, dos Transportes e do Trânsito (SMSTT), Enoc Guimarães, quando questionado do objetivo das audiências públicas sobre o processo de integração tarifária que iniciam nesta quarta-feira, 16, em diversas regiões do Rio Grande.
Conforme Guimarães, em um período de quase um mês, a Prefeitura, através do SMSTT, irá realizar 11 reuniões. Nestas ocasiões será explicado de forma detalhada o funcionamento do novo sistema, no qual irá proporcionar ao usuário usufruir de mais de um destino, pagando apenas o valor de uma passagem.
As alterações entram em vigor no dia 17 de julho, quando passam a operar as Estações de Integração espalhadas pelo Município. A principal das estações – e a que possívelmente será a mais frequentada – é a Junção. Ela servirá de ponto de partida para as demais linhas e itinerários que irão atender o restante da cidade.
No início do mês a SMSTT promoveu audiência pública na Câmara de Comércio para debater o tema.Participaram secretários municipais, vereadores, empresários do setor, lideranças comunitárias, dentre outros.
PROGRAMAÇÃO
16/06 (quarta-feira) – 19h30min – Escola Wanda Rocha - Cassino
17/06 (quinta-feira) – 19h30min – Escola Municipal Porto Seguro – Parque Marinha
23/06 (quarta-feira) – 19h30min – Escola Municipal João de Oliveira Martins – Castelo Branco I 24/06 (quinta-feira) – 19h30min – Escola Municipal Cipriano Porto Alegre – Henrique Pancada
30/06 (quarta-feira) – 19h30min – Sociedade Instrução e Recreação da Quinta (Sirq) – Vila da Quinta
1º/07 (quinta-feira) – 19h30min – Escola Municipal Mate Amargo – bairro Leônidas
05/07 (segunda-feira) – 19h30min – Escola Municipal França Pinto – Miguel de Castro Moreira
08/07 (quinta-feira) – 19h30min – Escola Municipal Santana – bairro América
09/07 (sexta-feira) – 19h30min – Escola de Educação Infantil Maria da Graça Reyes – Barra
14/07 (quarta-feira) – 19h30min – Escola Viriato Correa – Almirante Barroso
15/07 (quinta-feira) – 19h30min - Centro de Formação Escola Viva – Av. Portugal
SMS PROMOVE I SEMINÁRIO MUNICIPAL SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Saúde do Idoso, promove nesta quarta-feira, 15, o I Seminário Municipal sobre a Violência contra o Idoso. O evento acontece no auditório do Hospital Universitário da FURG.
Conforme a coordenação do Programa, o encontro está marcado para às 13h30min e tem como objetivo sensibilizar a comunidade para a conscientização sobre o tema. Também na quarta, acontece a partir das 9h, no Largo Dr. Pio, panfletagem sobre a prevenção da Violência contra a Pessoa Idosa.
Ainda dentro dessa mesma programação, no dia 17 será realizada uma palestra no Asilo de Pobres para os idosos residentes no local.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
13h30min – Inscrições
13h45min – Abertura
14h – Atuação da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso – palestrante: escrivã de Polícia, Najla Rodrigues dos Santos, da delegacia especializada de Porto Alegre 15h – Análise crítica sobre a violência contra o idoso – palestrante: Dr. Érico Rezende Russo- 1º promotor de Justiça Cível.
15h45min – Intervalo
16h – Violência contra idosos: a família e a instituição – palestrante: professora Ivalina Porto
PREFEITURA FUNCIONARÁ EM HORÁRIO DIFERENCIADO NOS DIAS DE JOGOS DO BRASIL NA COPA
A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através do Gabinete do Prefeito, informa a população que funcionará em horário diferenciado nos dias dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2014 na África.
Nesta terça-feira, 15, quando a Seleção jogará às 15h30min, o expediente da Prefeitura será pela manhã, no horário das 07h 30min às 13h 30min. Já no próximo dia 25, a partida do time brasileiro está marcada para às 11h. Nesse dia, o Executivo vai funcionar das 13h30min às 19h30min.
PRORROGADA A CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Unidade de Vigilância Epidemiológica, decidiu prorrogar até a próxima sexta-feira, 18, a primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil (Poliomielite).
O motivo da prorrogação, segundo a titular da SMS, Zelionara Branco, deve-se ao fato de que a campanha não atingiu a meta proposta de 95%. A meta atingida foi de 87.2%, o que corresponde a 11.535 crianças de zero a cinco anos incompletos. “Pedimos que os pais ou responsáveis não deixem para a última hora e levem as crianças o quanto antes para tomar a vacina contra a paralisia infantil”, alertou Zelionara.
As unidades de Saúde do Município vão aplicar a dose da vacina em seus horários normais de funcionamento, das 8h às 17h. A Secretaria lembra que na próxima terça-feira, 15, os postos funcionarão em horário diferenciado, das 14h às 19h, devido ao jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo.
Também até a próxima sexta-feira continuarão sendo vacinadas nas unidades de saúde todas as crianças de seis meses a cinco anos incompletos e os adultos de 30 a 39 anos contra o vírus da gripe A (H1N1).