Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco
AzonaSul > Notícias > SCHIRMER APRESENTA SIM/RS PARA OS 23 PREFEITOS DA AZONASUL

SCHIRMER APRESENTA SIM/RS PARA OS 23 PREFEITOS DA AZONASUL


O secretário da Segurança Pública, Cezar Schirmer, apresentou nesta sexta-feira (17), aos 23 prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) um diagnóstico do cenário atual da segurança pública no Brasil e Rio Grande do Sul e as ações da SSP no combate à criminalidade. O encontro, realizado em Pelotas, na sede da entidade, contou com participações de representantes da iniciativa privada e de órgãos ligados à segurança, como Guarda Municipal, Polícia Civil e Brigada Militar.

Schirmer exibiu dados da criminalidade que apontam que o Rio Grande do Sul está em 19º lugar em número de homicídios, 21º em número de estupros e 6º lugar em número de roubo em comparação com outras unidades da Federação. Como alternativas para melhorar os indicadores, o secretário destacou a importância da integração entre as esferas federais, estaduais e municipais. “Introduzimos na SSP uma visão diferente da tradicional, onde Exército, Polícia Civil, Brigada Militar e Guarda Municipal trabalham juntas no combate à criminalidade, adotando como uma das ferramentas o Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS)”, anunciou.

Conforme o secretário, o SIM adota a tecnologia como aliada, além de promover a integração, que é fundamental no combate à violência. Com o videomonitoramento, o trabalho das polícias é facilitado, os recursos são mais bem investidos e o crime fica cercado”, explicou.

Durante as proposições, o presidente da Azoansul, Favio Telis (PMDB), prefeito de Jaguarão, sugeriu que os municípios de Pelotas e Rio Grande estruturem centros para a realização do monitoramento regional, porém, os municípios ainda precisam fazer a adesão ao programa e adquirir as câmeras. A SSP comprometeu-se em montar o processo licitatório dirigido à região num prazo de dez dias e os recursos podem ser financiados pelo Badesul.

SIM/RS
O Sistema de Segurança Integrada com Municípios do Rio Grande do Sul (SIM/RS) estabelece obrigações mútuas entre o estado e os parceiros, como instituições vinculadas, secretarias estaduais, municípios, órgãos da esfera federal e entidades da sociedade civil. A adesão ao sistema é feita de acordo com a estrutura disponível, sem a necessidade de criação de novas estruturas ou órgãos que onerem custos aos cofres públicos.

Esta adesão ao sistema não é padronizada, mas construída com base na estrutura disponível do Estado e do município ou instituição proponente, com o intuito de explorar ao máximo a capacidade operacional dos agentes envolvidos. Entre as possibilidades estão a integração de sistemas, o compartilhamento de infraestruturas tecnologias, a troca de informações voltadas ao combate da criminalidade, a construção de uma doutrina única de capacitação e qualificação aos agentes da Segurança Pública, a adoção de políticas antidrogadição e a reinserção de apenados na sociedade.

n/d


Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco

Rua Andrade Neves, 2077
Sexto Andar
Centro - Pelotas/RS - Cep: 96020-080
Fone/Fax: (53) 3272.3842
Email: contato@azonasul.com.br

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS