Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco
AzonaSul > Notícias > PREFEITOS DISCUTEM ACESSIBILIDADE EM REUNIÃO

PREFEITOS DISCUTEM ACESSIBILIDADE EM REUNIÃO


n/d

Os municípios gaúchos devem aderir, nos próximos meses, ao Selo de Acessibilidade. O anúncio foi feito ontem (8), em Canguçu, durante a reunião de prefeitos promovida pela Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), dentro da programação do Fórum Regional de Acessibilidade e Inclusão, realizado através da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders) no município.

O Sistema Estadual do Selo de Acessibilidade, conforme a Faders, é uma iniciativa inédita no âmbito governamental, que tem como objetivo criar parâmetros arquitetônicos de acessibilidade claros, padronizados e de fácil verificação por toda a sociedade. Prédios, praças, escolas e quaisquer ambientes públicos ou privados poderão receber um dos três tipos de selo: bronze - para as condições primárias, prata - para as intermediárias ou ouro - para os espaços que tenham atendido todos os requisitos de acessibilidade.

Para o presidente da Fundação, Roque Bakof, além de dar visibilidade ao espaço físico que contempla as condições de acessibilidade, e estimular que os empreendimentos busquem a avaliação, espera-se que o selo motive os cidadãos a sinalizar o que falta nos espaços. “Não é apenas o fato de um lugar ganhar um selo na parede. Há todo um movimento em volta da concessão, que busca a construção da consciência dos motivos da existência do selo”, afirmou.

Segundo ele, se um espaço tem o selo ‘bronze’, por exemplo, ele ainda não alcançou o prata mas, pelo menos, mostra interesse na direção da acessibilidade. “Então, o selo é uma demarcação de propósito, para as pessoas entenderem que existem níveis de acessibilidade”, ressaltou. Bakof enfatizou que as classificações desenvolvidas (bronze, prata e ouro), serão facilmente compreendidas pela população.

PAUTAS – Os prefeitos da região também discutiram estratégias para sensibilizar órgãos do governo federal na liberação de recursos que amenizem os prejuízos causados pela estiagem na zona sul, encaminhando a realização de audiência com o ministro chefe da Casa Civil, Elizeu Padilha. O prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira, pediu ações coordenadas pela Azonasul para buscar alternativas à travessia em Santa Izabel, hoje entendida como uma pauta estruturante da região.


Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco

Rua Andrade Neves, 2077
6º Andar
Centro - Pelotas/RS - Cep: 96020-080
Fone/Fax: (53) 3272.3842
Email: azonasul@terra.com.br

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS