Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco
AzonaSul > Notícias > PREFEITOS DA AZONASUL PARTICIPAM DA MARCHA EM BRASÍLIA

PREFEITOS DA AZONASUL PARTICIPAM DA MARCHA EM BRASÍLIA


Dez prefeitos da região participam de hoje (21) até quinta-feira, da 21ª Marcha a Brasília em defesa dos Municípios. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), tem o apoio da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), que se responsabiliza pela logística das lideranças na Capital Federal. No total, a Marcha deve reunir 5 mil participantes.

Um dos pontos altos da agenda da região será o encaminhamento de pautas durante o painel:  “Municípios de Fronteira e Acordos Internacionais”, o qual será coordenado pelo prefeito de Jaguarão, Favio Telis, que assumiu nesta última semana a presidência do Comitê Binacional de Fronteira. O painel contará com a participação do chefe da Divisão da Argentina e do Uruguai do Ministério das Relações Exteriores. Os prefeitos de municípios de Faixa de Fronteira estão convocados a participar do debate de forma a fortalecer a agenda municipalista sobre o tema.

A Marcha ainda terá outros três momentos importantes. Primeiro, na abertura, dia 22, às 9h, com as presenças do presidente da República, Michel Temer; do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE); e da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Além disso, às 14h dos dias 22 e 23, haverá uma reunião dos prefeitos com os candidatos à Presidência da República.

"Os eventos programados para a Marcha serão fundamentais para garantir que os prefeitos exponham suas reivindicações e mostrem ao Brasil que, apesar de sermos o ente federado onde os cidadãos vivem e onde recolhem seus impostos, os municípios não recebem os recursos dos quais precisam para oferecer os serviços que a população precisa", disse o presidente da Azonasul, Rudinei Harter, prefeito de São Lourenço do Sul.

ESTADO  / SAÚDE – Na última sexta-feira, os prefeitos da Azonasul   estiveram reunidos com o secretário-chefe da Casa Civil, Cléber Benvegnú, e com o secretário estadual de Saúde, Francisco Paz. Nos dois encontros, os gestores relataram as dificuldades encontradas para o atendimento às demandas dos municípios na área da saúde. Segundo relatou o presidente Harter, as expectativas estão voltadas para esta semana, uma vez que Benvegnú prometeu avaliar com a equipe estadual o repasse de R$ 4milhões aos municípios da zona sul como forma de compensar a perda financeira por conta da estiagem, que frustrou a expectativa da safra de grãos e fez com que o gado perdesse peso. “Assim, nossa sustentação é de que se forem feitos esse montante em repasses, seria uma forma de compensar os municípios, que poderiam utilizar o chamado recurso livre das prefeituras com outras despesas que também são prioridades. Vamos aguardar para que o pedido seja bem acolhido”, acrescentou. 

Participaram das reuniões em Porto Alegre os prefeitos Rudinei Harter (São Lourenço do Sul), Vinícius Pegoraro (Canguçu), Luís Henrique Pereira da Silva (Arroio Grande), Mauro Nolasco (Capão do Leão), Douglas Rodrigues da Silveira (Cerrito), Rubem Dari Wilhelsen (Herval), Favio Telis (Jaguarão), Diocélio Jaeckel (Morro Redondo), Luiz Alberto Perdomo (Pedras Altas) e Vitor Ivan Gonçalves (Piratini), além do vice-prefeito de Pedro Osório, João Carlo Barbosa Oliveira, secretários municipais e o deputado estadual, Fábio Branco.

n/d


Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco

Rua Andrade Neves, 2077
6º Andar
Centro - Pelotas/RS - Cep: 96020-080
Fone/Fax: (53) 3272.3842
Email: azonasul@terra.com.br

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS