Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco
AzonaSul > Notícias > GERENCIAMENTO DA BACIA MIRIM-SÃO GONÇALO TERÁ PARTICIPAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS

GERENCIAMENTO DA BACIA MIRIM-SÃO GONÇALO TERÁ PARTICIPAÇÃO DOS GESTORES MUNICIPAIS


Planejar, orientar, estabelecer metas e estratégias, garantir água em quantidade e qualidade aos diversos usos e o desenvolvimento sustentável da bacia. Estes são os objetivos que norteiam o Plano de Recursos Hídricos da Bacia da Lagoa Mirim e do Canal São Gonçalo. O tema foi pauta do encontro promovido ontem (24), na sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), em Pelotas, com os integrantes do Conselho de Dirigentes dos Dirigentes Municipais de Meio Ambiente da Zona Sul (Condima/Sul).

Conforme o presidente do Comitê de Gerenciamento, André Luiz Oliveira, o envolvimento da sociedade ocorrerá por meio de audiências públicas regionalizadas e encontros técnicos com gestores públicos a fim de discutir problemas e soluções relativos à gestão das águas. Ontem, durante o encontro foram apresentadas propostas de datas, locais das reuniões e firmado o apoio do Condima/Sul às ações.

O Comitê, segundo explicou o presidente, é um órgão colegiado da gestão de recursos hídricos, com atribuições de caráter normativo, consultivo e deliberativo. “O comitê integra ações e políticos dos âmbitos nacional, estadual e municipal para promover o respeito aos ecossistemas, garantindo a utilização recional dos recursos hídricos”, contextualizou.  

“O Plano de Recursos Hídricos é um instrumento que determina os critérios necessários para recuperação, preservação e conservação da água, além de definir o cenário atual de oferta e demanda e projetar os possíveis panoramas futuros. Por isso é fundamental a participação da população e dos municípios inseridos no context de abrangência da Bacia Mirim - São Gonçalo”, disse o presidente do Condima/Sul, Eduardo Morrone.

A BACIA

A Bacia Hidrográfica Mirim-São Gonçalo situa-se no sudeste gaúcho, abrangendo as Províncias Geomorfológicas Planície Costeira e Escudo Uruguaio-Sul-Rio-Grandense. Possui área no território nacional de 25milKm², compreendendo municípios como Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Chuí, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar, com população estimada em 890.648 habitantes. Os principais cursos de água são os arroios Pelotas, Passo das Pedras, Basílio, Chasqueiro, Grande, Juncal, Chuí, do Vime, Seival, Minuano, Lageado, Taquara, Candiota, Butiá, Telho, do Quilombo e os rios Piratini e Jaguarão, além do Canal São Gonçalo, que faz ligação entre a Lagoa Mirim e a Laguna dos Patos. Os principais usos da água se destinam a irrigação, abastecimento humano e animal.

 

n/d


Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco

Rua Andrade Neves, 2077
6º Andar
Centro - Pelotas/RS - Cep: 96020-080
Fone/Fax: (53) 3272.3842
Email: azonasul@terra.com.br

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS