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PESQUISA ANALISA POTENCIAL TURÍSTICO DA COSTA DOCE


n/dO presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Rudinei Harter (PDT), prefeito de São Lourenço do Sul, fez a abertura do evento que apresentou a pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com a Unisinos, para analisar os potenciais turísticos da região sul do Estado – conhecida por Costa Doce. Na Sala de Convenções do Hotel das Figueiras, representantes dos municípios que integraram o estudo ouviram sobre as etapas do trabalho e receberam sugestões com o objetivo de potencializar os atrativos de cada cidade.

Coordenador da pesquisa, o professor Marcelo Jacques Fonseca destacou que o trabalho começou através da solicitação dos próprios gestores municipais, que buscavam entender quais eram os pontos positivos e negativos do turismo em suas cidades. 

“A pesquisa não tem o compromisso de ser mais ou menos positiva. Buscou, sim, demonstrar a realidade da região, mostrando resultados para que as localidades possam crescer”, explicou Fonseca durante a apresentação.

A pesquisa foi dividida em três fases, visando analisar a oferta, a demanda e, por fim, em um workshop, identificar atrativos e possíveis potencialidades a serem exploradas. Foram mais de 110 entrevistas realizadas e pelo menos 500 estabelecimentos (entre hotéis, restaurantes e outros) visitados em todas as cidades que integram a região, para que fosse possível definir o que agrada o público e o que precisa de mais atenção.  

Após a apresentação, os gestores dos municípios receberam exemplares da pesquisa e sugestões de como aproveitar os potenciais turísticos verificados em cada região. Uma das questões destacadas foi a criação de roteiros conjuntos, que passem por várias cidades, a exemplo do que ocorre na Serra Gaúcha e em outros lugares do mundo.

Resultados

O grupo que promoveu o estudo visitou estabelecimentos de alimentação, hospedagem e entretenimento em todas as cidades pesquisadas, para entender o que era considerado positivo ou precisava ser melhorado.

A primeira parte analisou a qualidade das ofertas em cada localidade e partiu de um inventário turístico, para identificar características estéticas. Posteriormente, o estudo focou na percepção dos turistas e potenciais visitantes, e identificou pontos importantes no quesito estético:

- Riquezas do patrimônio histórico (presentes em quase todos os municípios da Costa Doce)

- Regiões com presença de água (rios, lagos, lagoas, praias, faróis)

- Atividades produtivas podem ser atrativas (doces, pesca, vida universitária, operações portuários, etc)

- Locais com riquezas naturais

- Expressões culturais

Com os resultados em mãos, o estudo observou que 30% dos visitantes vêm de Porto Alegre e 11% de Santa Maria e, quando perguntados se ouviram falar da Costa Doce, metade (51%) conhecia o nome e o restante desconhecia (48%). Cerca de 47% deles não sabia onde a região estava localizada.

A pesquisa também verificou que o nome Costa Doce tem boa sonoridade entre os turistas e mais de 75% deles gosta e afirma que facilita a identificação com o local. Entre as cidades mais lembradas está Pelotas, que também aparece entre as principais palavras citadas para se referir à região.


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