Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco
AzonaSul > Notícias > PLANIFICASUS E NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO GERAM INSEGURANÇA ENTRE OS PREFEITOS DA AZONASUL

PLANIFICASUS E NOVO MODELO DE FINANCIAMENTO GERAM INSEGURANÇA ENTRE OS PREFEITOS DA AZONASUL


n/d

As prévias sobre o novo formato dos repasses de recursos para atenção básica, anunciados pelo Ministério da Saúde (MS) para 2020, pautaram a maior parte do tempo da reunião dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), realizada ontem (29), em Pelotas. Os chefes do Executivo da região estão inseguros com a nova política e criticam a possibilidade de diminuição dos recursos.
A nova proposta, apresentada pelas coordenadoras de saúde da região, Caroline Hoffmann e Suzana Vieira, tem como principal norteador da distribuição da verba a produtividade do serviço de saúde, bem como, o número de pessoas cadastradas.

A grande limitação, segundo o presidente da Azonasul, Mauro Nolasco (PT), prefeito de Capão do Leão, está no curto prazo para adequar as equipes de saúde e na falta de estrutura para a realização de cadastros. “ Nós não podemos aceitar a proposta.. Estamos pressionados e não há como mudar o foco que tem suabase na estratégia de saúde da família para a atenção básica”, criticou.

Em conformidade com a nova política do MS, as áreas que já recebem recursos com base na população residente, mas que não utilizam o serviço ficam com recursos limitados quando há influxo de novos cadastros. Fenômeno que é recorrente no país com restrições econômicas e tendo muitas pessoas perdendo a capacidade de uso do sistema suplementar de saúde (convênios). Na prática, as mudanças estão programadas para o próximo ano. A estratégia é mudar a forma de repasse também para os níveis de atenção secundária e terciária de saúde. Ou seja, avaliaç ;ão de qualidade do serviço, estabelecimento de metas de produtividade e ampliação das equipes de estratégia de saúde da família parecem ser os norteadores do sistema de saúde no Brasil para os próximos anos.

ENCAMINHAMENTOS – Os prefeitos levarão a pauta à Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e à Secretaria Estadual de Saúde para buscar apoio na implantação das novas determinações. Os prefeitos defendem que a zona sul precisa de mais atenção dos governos, principalmente do governo do Estado, onde segundo muitos gestores, a região está abandonada no que diz respeito aos investimentos, com estradas e acessos em estado precário e muitos atrasos nos repasses. A intenção é de que as agendas sejam marcadas na próxima semana, em Porto Alegre, envolvendo ainda a Casa Civil.


Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco

Rua Andrade Neves, 2077
6º Andar
Centro - Pelotas/RS - Cep: 96020-080
Fone/Fax: (53) 3272.3842
Email: azonasul@terra.com.br

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS