Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco
AzonaSul > Notícias > PRESIDENTE DA AZONASUL ACOMPANHA AGENDA DO EMBAIXADOR CHINÊS

PRESIDENTE DA AZONASUL ACOMPANHA AGENDA DO EMBAIXADOR CHINÊS


n/d

O presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Mauro Nolasco, acompanhou, nesta semana, a agenda do  embaixador da China no Brasil, Sr. Yang Wanming e comitiva, em Porto Alegre. A atividade, coordenada pela Frente Parlamentar Brasil-China no RS, teve a liderança do deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) e contou com a presença de parlamentares de diversas siglas, representantes de Federações, empresários, lideranças do interior gaúcho, entre outras personalidades do estado.


Durante a solenidade inicial, realizada no Vestíbulo Nobre, ocorreram  performances de artistas dos grupos Dança do Leão – Porto Alegre e da Escola Zhong Tao, que apresentaram a típica Dança do Leão, antes dos convidados seguirem à sala da presidência. 
O encontro foi proposto por Jeferson para que a Frente Parlamentar apresentasse ao embaixador o pedido de implantação de um escritório consular chinês no Estado, sobre o qual Wanming mostrou receptividade. “Antes mesmo de ter o consulado, estamos dispostos a fortalecer o trabalho da embaixada no RS. Queremos oferecer uma grande oportunidade para o RS potencializar suas operações com a China, aprofundar o relacionamento e a cooperação”, completou.


Jeferson ressaltou a presença no evento não só do atual presidente do Legislativo, deputado Luís Augusto Lara (PTB), mas dos deputados que presidirão a Casa nos próximos 3 anos: Ernani Polo (PP), Gabriel Sousa (PMDB) e Valdecir Oliveira (PT). “O estreitamento das relações com a China é um tema que nos reúne a todos com muita coesão e foco”, reforçou.


O empresário Paulo Tigre, representante da Câmara de Comércio Brasil-China Sul, também destacou a pluralidade de partidos em torno de um único objetivo: o crescimento do RS. Ele lembrou, porém, que para que ocorra o desenvolvimento, é preciso que haja investimentos. E defendeu que uma filial do consulado chinês pode “maximizar as oportunidades, juntar o estado e criar o desenvolvimento”.  “Temos um estado bem posicionado geograficamente, com fronteiras com a Argentina e o Uruguai; estamos equidistantes com São Paulo. Fizemos o pedido de uma embaixada para o RS para estarmos mais próximos, mais juntos ainda”, justificou. 


O presidente da Assembleia Legislativa também exaltou a pluralidade de siglas partidárias presentes à solenidade. “O parlamento representa 100% da população gaúcha, pois abrange todos os partidos, ao contrário do Executivo. E estamos unidos para ampliar as cooperações. Superamos qualquer divergência ideológica e política pelo objetivo maior que é fazer mais parcerias e que estas sejam boas para a China e o RS”, assinalou.
O reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann, que participou da missão à China realizada pela Frente Parlamentar, em maio passado, ressaltou que a instituição pretende firmar mais cooperações com a China. “Queremos colaborar para que haja intercâmbio no setor tecnológico, que possa vir a se transformar em projetos e futuros negócios”, disse Burmann.


Por fim, o embaixador acrescentou que o parlamento tem papel importante neste processo de aproximação entre o país asiático e o RS. “Foi uma visita inesquecível. Vamos trabalhar para aprofundar o nosso relacionamento com vocês (RS)”, concluiu.


Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco

Rua Andrade Neves, 2077
6º Andar
Centro - Pelotas/RS - Cep: 96020-080
Fone/Fax: (53) 3272.3842
Email: azonasul@terra.com.br

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS