Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco
AzonaSul > Notícias > Memorial Histórico e Museu serão inaugurados no Município

Memorial Histórico e Museu serão inaugurados no Município


Memorial Histórico do Seminário Concórdia e Museu da Imigração Pomerana serão inaugurados na localidade de Bom Jesus II em São Lourenço do Sul

 

 

 

O Memorial Histórico do Seminário Concórdia e o Museu da Imigração Pomerana serão inaugurados no dia 02 de novembro na Comunidade Evangélica Luterana São João de Bom Jesus II em São Lourenço do Sul. O acontecimento integra as comemorações do Sesquicentenário da Colonização Alemã-Pomerana do município.

O Seminário Concórdia foi fundado em dia 27 de outubro de 1903, há 105 anos, na casa onde será inaugurado o Memorial e o Museu. A primeira turma foi formada por cinco alunos: Heinrich Drews, Adolf Flor, Emílio Wille, Ewald Hirschmann e Franciso Hoffmann. Nesta mesma casa residiu o primeiro professor do Seminário Concórdia Rev. Prof. John Hartmeister e sua família.

A Comunidade Luterana São João será responsável pela gestão do Memorial e do Museu da Imigração Pomerana. Na composição da diretoria da Comunidade está o Presidente Eduardo Thürow, Secretário Hugo Carlos Klug e o Tesoureiro Elton Blank. Foi formada uma Comissão do Museu formada pelos casais Renato Blank e Hedi Blank, Rogério Krüger e Ileia Treichel Krüger. Segundo Eduardo Thürow “vamos preservar a história para nossos descendentes, para nossos filhos, para que esta história não se perca no futuro”, enfatizou.

Neste sábado 11 estiveram reunidos no local (foto) o secretário municipal de Turismo, Indústria e Comércio Zelmute Oliveira, o professor da ULBRA e do Seminário Concórdia, lourenciano e neto do primeiro aluno da Faculdade de Teologia da IELB, Paulo Wille Buss, o Coordenador do Instituto Histórico da IELB no Rio Grande do Sul Paulo Udo Werner Kunstmann, o historiador dos Pomeranos José Carlos Heinemann, a consultora da AD Costa Doce Laura Jardim e a diretoria da Comunidade Luterana São João, ultimando detalhes para a inauguração. Para Paulo Wille Buss, “a criação deste memorial histórico é a concretização de um sonho antigo cuja importância se projeta também para o futuro”, concluiu. Paulo é responsável pelo Memorial Histórico do Seminário Concórdia em São Leopoldo.

Estão sendo aguardados professores, estudantes e funcionários do município de São Leopoldo. “A comunidade São João está forjando um novo atrativo histórico, cultural e turístico para nosso município. Vamos avançar na valorização da história e da identidade do povo Pomerano”, ressaltou o secretário Zelmute Oliveira.

 

Programação da inauguração:

 

14h30min – Culto Festivo do 105° Aniversário do Seminário Concórdia

Pregador: Rev. Paulo Moisés Nerbas, Presidente da IELB

Liturgista: Rev. Milton Vorpagel, Pastor local

Participação dos corais do Seminário Concórdia

 

16h – Histórico do Seminário Concórdia em Bom Jesus II

Rev. Prof. Dr. Paulo Wille Buss

 

16h15min – Inauguração do Memorial e do Museu da Imigração Pomerana

Oficiante: Rev. Prof. Gerson Luis Linden, Diretor do Seminário Concórdia

 

16h30min – Visitação ao Memorial e ao Museu da Imigração Pomerana

 

Estarão expostos livros, fotos, materiais e utensílios usados por pastores e membros da comunidade. Haverá copas com comes e bebes e será servido café colonial.

 

Fonte: Seminário Concórdia

 

Contatos: Eduardo Thürow (53) 3611.6014

Paulo Wille Buss (51) 8142.1330

 

 

 


Conheça a
AzonaSul
 
Municípios
 
Grupos de
Trabalho
 
Assessoria
Jurídica
 
Links
 
Fale
Conosco

Rua Andrade Neves, 2077
6º Andar
Centro - Pelotas/RS - Cep: 96020-080
Fone/Fax: (53) 3272.3842
Email: azonasul@terra.com.br

PluGzOne - Criação de Sites e Desenvolvimento de Sitemas Web, Mailmarketing, SMS em Pelotas - RS