Coordenadorias Regionais da Defesa Civil RS realizam vistorias diárias para auxiliar municípios em decorrência da estiagem
As Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil Estadual (CREPDEC) seguem vistoriando e acompanhando a situação dos municípios atingidos pela estiagem nos últimos meses nas regiões do Rio Grande do Sul.
A cada município que registra prejuízos em decorrência da estiagem e manifesta a necessidade de decretar Situação de Emergência, o coordenador regional realiza uma visita técnica para passar as orientações e auxílio no preenchimento das documentações solicitadas no Sistema Integrado de Informações e Desastres (S2ID).
O trabalho contínuo das coordenadorias regionais compreende a instrução e o apoio direto aos representantes de cada município, o que permite a realização de todas as etapas formais solicitadas para que o decreto de situação de emergência, posteriormente, possa vir a ser homologado pelo Estado e reconhecido pela União.
As nove CREPDEC exercem um trabalho ativo para realizar as visitas técnicas, preventivas e de resposta, nos municípios pertencentes à sua área de ação. Em períodos de resposta a emergência (como no caso da estiagem) cada coordenador regional realiza uma média de três visitas por dia, totalizando cerca de mil quilômetros percorridos pelos coordenadores e adjuntos regionais diariamente.
Até o momento, 346 cidades já registraram danos humanos em consequência da estiagem. Destas, 332 já possuem decreto de Situação de Emergência, 235 já tem seus decretos homologados pelo Governo Estadual e 212 já possuem o reconhecimento Federal.
Comments