top of page

DEFESA CIVIL REGIONAL ATUALIZA CENÁRIO.

Atualizado: há 2 dias



Lideranças e alinham estratégias de prevenção às chuvas


A sede da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) recebeu na manhã desta terça-feira lideranças regionais que atuam na Defesa Civil e profissionais dos cursos ligados à Meteorologia; Hidrologia e Climatologia da UFPel para alinhamentos de estratégias e atualização do cenário da Zona Sul diante das chuvas que atingiram 120 milímetros nas últimas 48 horas. A presidente Paula Mascarenhas, prefeita de Pelotas, coordenou o encontro ao lado do coronel Márcio Facin.

Segundo a presidente, o importante é manter comportamento cauteloso no enfrentamento da crise ambiental. “Estamos reunidos pela preocupação com a situação climática. É algo diferente dos outros cenários, mas nós sabemos que o volume previsto é muito significativo e isso nos preocupa. Temos solo que não secou completamente e temos a questão dos alagamentos. Esse tipo de reunião trata de planejamentos e também visa trocar informações para que nos preparemos. Essa prevenção tem feito diferença na proteção da nossa população - é isso que nos move”, afirmou Paula.


O coordenador regional da Defesa Civil, coronel Márcio André Facin, reforçou a integração entre os municípios e as forças de segurança. “Estamos trabalhando de mãos dadas. Queremos aperfeiçoar as respostas que estão sendo dadas à nossa comunidade e tranquilizar as pessoas e instituições. Iremos repassar todas as informações que tivermos, de maneira integral e imediata, para que todos possam estar preparados”, relatou Facin.


Os participantes da reunião deliberaram pelo monitoramento constante da situação entre as prefeituras e integrantes das instituições que fazem parte da Defesa Civil, o que deve promover novas reuniões de âmbito regional e a centralização das informações na Sala de Situação montada no Centro Integrado de Operações e Monitoramento (Ciom), no Terminal Rodoviário.


Participaram da reunião prefeitos e vices de cidades que compõem a Azonasul, como: Rio Grande, Pedro Osório, Jaguarão, Herval, São José do Norte, Pinheiro Machado e Arroio Grande, a Regional da DC, como Camaquã, representantes da Brigada Militar, do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e profissionais da área de Meteorologia do Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Vários outras lideranças também acompanharam o encontro de forma remota.

8 visualizações0 comentário

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page