PREFEITURAS DA ZONA SUL QUITAM 13º DO FUNCIONALISMO




Mesmo enfrentando um cenário adverso, a maioria das prefeituras da região quitou na sexta-feira (18) o pagamento do 13º salário ao funcionalismo público. Pelos cálculos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), cerca de R$ 65,2 milhões foram injetados na economia da região. A exceção é o caso da prefeitura de Pinheiro Machado, que ainda busca fôlego para o pagamento, mas garante que até o fim do ano liquidará os salários e benefícios.


De acordo com o presidente da Azonasul, Luiz Henrique Pereira da Silva, prefeito de Arroio Grande, a postergação dos pagamentos de fornecedores foi uma das estratégias adotadas pelos prefeitos para priorizar o pagamento dos servidores. “ Estamos chegando ao fim de um ano complicado. Com arrecadações inferiores àquelas projetadas e com a responsabilidade do que ainda poderá vir de prejuízos aos cofres públicos nos próximos anos”, disse.


Henrique lembrou que o saldo da pandemia terá reflexos em todos os segmentos econômicos, com prejuízos irreversíveis para as novas gestões municipais, antecipando que medidas já adotadas redução das despesas de custeio, alteração do horário de expediente, redução no quadro de funcionários e redução dos cargos comissionados serão obrigadas a terem continuidade sob pena de maior achatamento das estruturas municipais.


ANTECIPAÇÃO – A confirmação de que o Banrisul vai antecipar o repasse da primeira parcela de ICMS aos municípios gaúchos deu mais fôlego para que os gestores da região conseguissem cumprir com os pagamentos de salários. Ao todo, os municípios do RS receberão na última semana deste mês R$ 110 milhões a mais para cumprirem seus compromissos ainda no atual exercício. Habitualmente, a parcela do ICMS é paga na primeira quinzena do mês de janeiro, impossibilitando a utilização para saudar dívidas do exercício fiscal anterior.

6 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Rua Andrade Neves, 2077 -  6º Andar
Centro - Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Cep: 96020-080


Fone/Fax: (53) 3272.3842
Email: azonasul@terra.com.br

  • Branca Ícone Instagram
  • Ícone do Facebook Branco

© 2023 por Azonasul - Associação dos Municípios da Zona Sul.
Orgulhosamente criado pela Triplo Transmídia