top of page

AZONASUL COMPLETA 56 ANOS



Em meio a um cenário catastrófico no que diz respeito às relações sociais e com um papel de protagonismo para contornar os desgastes causados pela pandemia, a Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) completa neste domingo (20) 56 anos de atividades ininterruptas. Por decisão unanime, as atividades alusivas à data ocorrerão nas redes sociais da entidade.


Fundada em Piratini, pelo então prefeito de Pelotas, Edmar Fetter, a Azonasul conta hoje com 22 prefeituras associadas desenvolvendo intensa atividade institucional, política e técnica, objetivando o fortalecimento do municipalismo. Com eleições anuais para a composição da diretoria, a Azonasul está sob a coordenação do prefeito de Arroio Grande, Luis Henrique Pereira da Silva (PP), no cargo de presidente.


Entre as pautas regionais, destaque para a mobilização em torno da retomada das obras de duplicação da BR 116 e, nos últimos seis meses, a forte atuação para a definição de posições, protocolos de distanciamento social e posturas regionalizadas para conter a disseminação da Covid-19 na região. “É motivo de orgulho saber que lideramos um grupo tão coeso, o qual se tornou referência na mitigação dos prejuízos causados à sociedade, tanto no que diz respeito à preservação de vidas, como também, no equilíbrio para a retomada econômica”, disse o presidente.





PROJETOS – A Azonasul foi pioneira na criação do Panorama Regional da COVID-19, um boletim diário que já está na 186ª edição, tendo como objetivo divulgar números, comportamento e a evolução do vírus nos 22 municípios da região. A equipe técnica também atua nas áreas de assessoramento ambiental; legislação eleitoral e aperfeiçoamento da gestão pública, através da Escola de Governos. Dentro da sede própria, com 400 metros quadrados, no centro de Pelotas, fun ciona o Consórcio Público do Extremo Sul (Copes), uma ferramenta à disposição das administrações municipais para realização de compras coletivos com otimização de recursos.

11 visualizações0 comentário
bottom of page