Conheça
a Azonasul
A Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) conta com 23 municípios associados desenvolvendo uma intensa atividade institucional, política e técnica, objetivando o fortalecimento do municipalismo, que busca a descentralização da administração pública em favor dos municípios e das suas comunidades. É, portanto, uma Entidade em permanente sintonia com as questões municipalistas.
A sua Diretoria, é eleita anualmente pelo voto direto, sendo composta por prefeitos de todos os Partidos Políticos, o que lhe dá a condição de Entidade suprapartidária, que reúne as forças políticas da região, na busca de um bom relacionamento com os governos federal e estadual, em importantes parcerias, sem abrir mão do direito de divergir e de pressionar governos e parlamentos, para a garantia de recursos aos municípios e a implementação de políticas públicas do interesse das administrações municipais.
A AZONASUL atua, também, no assessoramento às prefeituras da região, buscando promovê-las como legítimas representantes das demandas sociais e econômicas. Afinal, um município forte, que presta os serviços aos cidadãos e atende suas reais necessidades, é a base para se construir o Estado e o Brasil que queremos.
Como surgiu
a Azonasul
A AZONASUL foi fundada no dia 20 de setembro de 1964, em Piratini, pelo então prefeito de Pelotas, Edmar Fetter, que congregou treze prefeituras da região.
MUNICÍPIOS INTEGRANTES :
-
Aceguá
-
Arroio Grande
-
Amaral Ferrador
-
Arroio do Padre
-
Candiota
-
Canguçu
-
Capão do Leão
-
Cerrito
-
Chuí
-
Herval
-
Jaguarão
-
Morro Redondo
-
Pedro Osório
-
Pedras Altas
-
Pelotas
-
Pinheiro Machado
-
Piratini
-
Rio Grande
-
Santana da Boa Vista
-
Santa Vitória do Palmar
-
São José do Norte
-
São Lourenço do Sul
-
Turuçu.