top of page

COMITÊ REGIONAL DEBATE POSICIONAMENTO SOBRE RETORNO DE ATIVIDADES ESPORTIVAS



As novas flexibilizações anunciadas pelo Governo do Estado pautaram a reunião da tarde de quarta-feira do Comitê Técnico Regional de Enfrentamento ao Coronavirus. Os integrantes do grupo recomendam cautela e estudos mais aprofundados entre os prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) antes da publicação de decretos municipais.


Conforme o coordenador do Comitê, Favio Telis, prefeito de Jaguarão, ainda é temoroso liberar atividades coletivas neste momento em que a região apresenta números crescentes de casos confirmados de Covid-19. “ Há uma melhora no agravamento dos pacientes, com menos ocupação hospital. Porém, não temos a segurança de que esta realidade continuará”, sustentou.


Os integrantes do Comitê também apresentaram críticas ao modelo sugerido pelo Estado que repassa aos municípios as decisões de flexibilização das atividades, destacando a fragilidade dos gestores municipais frente às demandas apresentadas por proprietários de quadras esportivas e agremiações, confrontando o tema com a questão da educação e volta das aulas presenciais.


O entendimento dos prefeitos da região, inclusive apresentado ao Ministério Público Regional, é de que não há condições e estabilidade da pandemia na região para o retorno a qualquer tipo de atividade coletiva. O grupo também alerta que os órgãos municipais não têm aparelhamento suficiente para a correta fiscalização do cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos. Uma nova reunião debaterá o assunto nesta sexta-feira, as 9horas, durante encontro virtual entre os prefeitos e o Comitê Técnico, com a participação de representantes do Governo do Estado, especialmente da secretária estadual de Sa&ú e;de, Ar ita Bergmann, já convidada para a atividade.

2 visualizações0 comentário
bottom of page