top of page

Coordenadorias Regionais da Defesa Civil RS realizam vistorias diárias.

Coordenadorias Regionais da Defesa Civil RS realizam vistorias diárias para auxiliar municípios em decorrência da estiagem



As Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil Estadual (CREPDEC) seguem vistoriando e acompanhando a situação dos municípios atingidos pela estiagem nos últimos meses nas regiões do Rio Grande do Sul.


A cada município que registra prejuízos em decorrência da estiagem e manifesta a necessidade de decretar Situação de Emergência, o coordenador regional realiza uma visita técnica para passar as orientações e auxílio no preenchimento das documentações solicitadas no Sistema Integrado de Informações e Desastres (S2ID).


O trabalho contínuo das coordenadorias regionais compreende a instrução e o apoio direto aos representantes de cada município, o que permite a realização de todas as etapas formais solicitadas para que o decreto de situação de emergência, posteriormente, possa vir a ser homologado pelo Estado e reconhecido pela União.


As nove CREPDEC exercem um trabalho ativo para realizar as visitas técnicas, preventivas e de resposta, nos municípios pertencentes à sua área de ação. Em períodos de resposta a emergência (como no caso da estiagem) cada coordenador regional realiza uma média de três visitas por dia, totalizando cerca de mil quilômetros percorridos pelos coordenadores e adjuntos regionais diariamente.


Até o momento, 346 cidades já registraram danos humanos em consequência da estiagem. Destas, 332 já possuem decreto de Situação de Emergência, 235 já tem seus decretos homologados pelo Governo Estadual e 212 já possuem o reconhecimento Federal.

1 visualização0 comentário
bottom of page