Copes/ AzonaSul conquista integração ao Sisbi-POA e abre fronteiras nacionais Rio dos Cedros (SC), 24 de setembro de 2025
- Nazario Souza
- há 13 minutos
- 2 min de leitura

A Zona Sul do Rio Grande do Sul viveu nesta quarta-feira (24) um marco histórico para o desenvolvimento regional. O presidente do Consórcio Público do Extremo Sul (Copes) e prefeito de Turuçu, Ivan Scherdien, recebeu oficialmente das mãos do ministro da Agricultura, Carlos Henrique Fávaro, a portaria que integra o Serviço de Inspeção do Consórcio Público do Extremo Sul (Siscopes), uma ferramenta de gestão ligada à Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). A entrega ocorreu durante a cerimônia nacional de certificação dos consórcios participantes do projeto Consim 3 (2024-2025), em Rio dos Cedros, Santa Catarina.
“Estou hoje em Santa Catarina assinando a portaria de integração de serviço de inspeção animal com o ministro da Agricultura e, com muito prazer, divido esse momento único. Este ato histórico para nossa região é uma conquista do nosso consórcio”, destacou emocionado o presidente Ivan, em mensagem trocada no grupo de WattsApp dos 23 chefes do Executivo da Azonasul, para resumir o simbolismo da conquista.
Transformação para a região

A habilitação ao Sisbi-POA significa que as agroindústrias da Zona Sul podem ter o selo nacional de qualidade sanitária, permitindo que produtos como mel, queijos, embutidos e pescados ultrapassem as fronteiras municipais e estaduais e sejam comercializados em todo o Brasil.
“Mais do que abrir mercados, o reconhecimento representa aumento de competitividade, geração de empregos, captação de investimentos e fortalecimento da economia regional”, explicou o secretário Executivo do Copes, Daizon Stoquetti, ao admitir que a região passa a consolidar-se como um polo produtor de alimentos de origem animal, com padrão de inspeção e segurança equiparado ao do Ministério da Agricultura.
O resultado da integração é fruto de um processo iniciado em 2019, quando, com apoio técnico do Sebrae-RS e em alinhamento com o Ministério da Agricultura, o Copes liderou a harmonização das legislações municipais, profissionalizando e qualificando os serviços de inspeção animal em toda a região.
Atualmente, três agroindústrias-piloto, instaladas em Pelotas, Rio Grande e Jaguarão já estão ajustadas para iniciar a venda em escala nacional ainda este ano. As demais prefeituras e agroindústrias integradas ao consórcio estão acelerando o processo de adequação para garantir excelência nas inspeções e oportunidades às empresas locais.
“Essa conquista é coletiva. Prefeitos, técnicos, agroindústrias e instituições caminharam juntos para transformar o potencial local em realidade. A integração ao Sisbi-POA abre uma nova era para nossa região, unindo segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e geração de renda”, reforçou Scherdien.
Comentários