top of page

Mesa do Inova RS da Região Sul será formada em reunião pela web dia 29 de setembro.

Visando possibilitar a criação de oportunidades de negócios entre os representantes da quadrupla hélice na elaboração e implementação de uma estratégia regional de inovação como forma de alavancar o crescimento econômico e o desenvolvimento social em parceria com a SCIT – Secretaria de Ciência, Inovação e Tecnologia do Estado do RS , lideranças regionais estarão reunidos por web no dia 29 de setembro , as 14h para a formação da Mesa do Inova RS -Região Sul .


Cerca de 70 participantes já confirmaram a presença no evento que contará com a participação do Secretário de Estado da SCIT Luís da Cunha Lamb do Secretário adjunto de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Fernando Mattos que coordena a metodologia juntamente com o coordenador regional do Comitê Estratégico do Inova na Região Sul e Presidente da REGINP – Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação , Artur Gibbon além de autoridade e representantes dos Governos Municipais , da Academia, do Setor Empresarial e da Sociedade civil organizada da Região Sul.


A MESA DO INOVARS constitui ponto chave da estrutura de governança local do programa e desempenha um importante papel na consolidação da visão de futuro. À Mesa cabe validar, votar e garantir a participação de suas instituições e empresas nos projetos prioritários para seus ecossistemas.

Durante o evento será apresentado uma análise do Mapeamento do Ecossistema de Inovação na Região Sul realizado pelos membros do Comitê Estratégico e Comitê Técnico da Região que envolveu coleta de dados de 23 municípios. O documento apontou uma proposta de visão de futuro que será debatida e pactuada pelos participantes da Mesa.

Segundo Artur Gibbon, coordenador regional do Programa, o momento da formação da mesa é muito significativo pois consolida o Programa Inova na Região. O resultado deste evento será a validação e pactuação dos membros da quadrupla hélice de qual será a visão de futuro da Região, quais os projetos prioritários e como cada um poderá contribuir para a sua implementação.


Para a operação dos projetos que serão apontados pela mesa a Região conta com três gestores de inovação contratados via Edital em uma parceria entre a SCIT e a FAPERGS e que já estão atuando na operação do Programa.


O que é o INOVA RS?

O INOVA RS é um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental – em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produ ç ão e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.


O INOVA RS propõe a construção de uma agenda comum entre os atores dos ecossistemas de inovação dessas regiões. Esta agenda articula projetos voltados ao desenvolvimento econômico e social das regiões. Para isto, são utilizados os ativos existentes no Estado. O RS é o 5º estado brasileiro mais inovador e o 4º colocado em competitividade global em setores tecnológicos, conforme o Índice FIEC de Inovação dos Estados – 2018. O programa estimulará o invest imento em inovação tecnológica para potencializar o crescimento do Estado e para torná-lo um lugar capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento.


Desenvolvido pela SICT, em parceria com representantes da quádrupla hélice da inovação de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, o INOVA RS teve sua metodologia inspirada em projetos já existentes no Brasil e no mundo, os quais apresentaram resultados positivos, quanto ao desenvolvimento econômico e social das regiões onde estão inseridos.


Para mais informações sobre o Programa Inova RS acesse o portal da SCIT ou encaminhe sua solicitação pelo e-mail inova-sul@furg.br.

4 visualizações0 comentário
bottom of page