top of page

PREFEITO DO CHUÍ ASSUME AZONASUL



O prefeito do Chuí, Marco Antonio Barbosa (UB) foi eleito e empossado nesta sexta-feira (24/02), durante assembleia realizada em Pelotas, para o cargo de presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), gestão 2023/2024. Os 22 prefeitos realizaram a escolha através de aclamação da chapa pluripartidária encabeçada, também, pela prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas (PSDB) e pelo prefeito de Arroio do Padre, Rui Peter (UB), nos cargos de primeiro e segundo vice-presidentes da entidade, respectivamente.


Em seu primeiro discurso, Barbosa destacou que reforçará ações em prol da unidade e integração e que a estratégia a ser adotada para tal será a abertura dos diálogos através de visitas institucionais às prefeituras. “Tenho certeza de que através dessa aproximação, vamos incrementar as entregas da Azonasul aos chefes do Executivo, pois, ouviremos as demandas de nossos associados e vamos atender com foco”, adiantou.


O novo presidente também pretende pontuar cobranças nas pautas regionais, como a continuidade das obras de duplicação da BR 116; melhorias e obras nos acessos asfálticos dos municípios; fomento às fontes de energia limpa; soluções adequadas para a destinação de resíduos sólidos e para a prevenção de danos causados pelas catástrofes climáticas, bem como, as cobranças mais dinâmicas junto aos governos estadual e federal por mais repasses e atenção à região.


Ao mencionar o trabalho do presidente anterior, Douglas Silveira (PP), prefeito de Cerrito, Marco Antonio enalteceu a disposição e a prontidão oferecidos, permanentemente, aos colegas chefes do Executivo, revelando ser um verdadeiro desafio a substituição.

PERFIL

Marco Antonio Barbosa nasceu em Santa Vitória do Palmar, tem 51 anos, é casado com Juliana Soares, com quem possui dois filhos. Ingressou na política em 1997, como secretário de Obras de Chuí. Foi vereador por dois mandatos e é reeleito no cargo do Executivo Municipal.


Diretoria Eleita:

DIRETORIA EXECUTIVA

PRESIDENTE – MARCO ANTONIO BARBOSA (UB)

1ºVICE-PRESIDENTE - PAULA MASCARENHAS – PELOTAS–PSDB

2º VICE-PRESIDENTE - RUI CARLOS PETER – ARROIO DO PADRE-UNIÃO BRASIL

1º SECRETÁRIO- WELLINGTON B. DOS SANTOS – SANTA V. DO PALMAR-MDB

2º SECRETÁRIO- RONALDO MADRUGA – PINHEIRO MACHADO – PP

1º TESOUREIRO- RUDINEI HARTER – SÃO LOURENÇO DO SUL – PDT

2º TESOUREIRO- JOSÉ VOLNEI DA SILVA OLIVEIRA –PEDRAS ALTAS – PT


CONSELHO FISCAL

TITULARES

1 – DOUGLAS SILVEIRA – CERRITO – PP

2 – MOACIR OTILIO ALVES – PEDRO OSÓRIO – MDB

3 – ILDO SALABERRY – HERVAL – PP


SUPLENTES

1 – FABIO BRANCO – RIO GRANDE - MDB

2 - NATANIEL CANDIA – AMARAL FERRADOR – PDT

3 - FABIANY ZOGBI ROIG – SÃO JOSÉ DO NORTE – UNIÃO BRASIL


SOLUÇÕES EM CONJUNTO PARA A CRISE DO HOSPITAL ESCOLA DA UFPEL


Uma comitiva de prefeitos da Azonasul deverá oferecer a sustentação ao pleito sobre a dificuldade de contratação de médicos anestesistas no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), durante rodada de audiências previstas para a próxima semana, em Brasília. A reitora da instituição de ensino, Isabela Andrade, expôs as dificuldades e os transtornos causados com a falta dos profissionais.

A situação, já encarada pelas lideranças regionais como uma nova crise sanitária, impacta o ensino e os atendimentos de urgência, gerando filas, contabilizando mais de cem pacientes em espera.


OUTRAS PAUTAS – As pautas recorrentes da região, como a estiagem; descentralização das reuniões; necessidade de maior abertura para os diálogos com os entes federados e ampliação da divulgação das ações nos municípios também integraram a pauta da Azonasul. A analista de projetos do Sebrae Zona Sul, Jussara Argoud fez o lançamento do vídeo “Viaje pela Costa Doce”. O material, que mostra as potencialidades da região em termos de turismo, foi produzido através de parceria regional e será distribuído em agências de turismo receptivo da Costa Doce.

60 visualizações0 comentário
bottom of page