PREFEITOS DA AZONASUL CUMPREM AGENDA EM BRASÍLIA
- Nazario Souza
- há 7 horas
- 2 min de leitura

Missão ocorre de 13 a 17 de outubro
Uma comitiva composta por 16 prefeitos e equipe técnica da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) estará em Brasília, entre os dias 13 e 17 de outubro, para uma série de agendas políticas e institucionais que envolvem diretamente o futuro da infraestrutura, da saúde e do desenvolvimento regional.
As atividades estão sendo coordenadas pelo deputado federal Alexandre Lindenmeyer (PT) e contarão com a participação de todos os parlamentares gaúchos, com destaque para os deputados da região Sul, Afonso Hamm (PP) e Daniel Trzeciak (PSDB), que devem acompanhar de perto as principais demandas das prefeituras.
A missão é liderada pelo presidente da Azonasul e prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, e tem como objetivo articular, junto ao Congresso Nacional e ministérios, ações estruturantes e investimentos prioritários para os 23 municípios que integram a associação.
Entre as principais pautas que serão levadas à Bancada Gaúcha, destaca-se:
• A destinação de recursos da Emenda de Bancada 2025 para a aquisição de equipamentos do novo Hospital Escola da UFPel, em Pelotas;
• A cobrança de um plano de contingência federal para manutenção e segurança das rodovias do Polo Rodoviário de Pelotas, cuja concessão se encerra em março de 2026;
• O atendimento ao pleito regional por máquinas pesadas, essenciais para manutenção das estradas vicinais e serviços municipais, especialmente diante do aumento da frequência de desastres climáticos na região.
Esta última pauta será tratada em parceria com o Consórcio Público do Extremo Sul (COPES), ferramenta de gestão que congrega os municípios da região e já possui propostas cadastradas no Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), além de processos licitatórios concluídos para aquisição de equipamentos como motoniveladoras, tratores de esteira, rolos compactadores e caminhões-caçamba.
Ao longo da semana, a delegação participará de reuniões com parlamentares, ministérios e órgãos federais, com o objetivo de fortalecer a presença da região Sul no planejamento orçamentário e nas políticas públicas federais.