top of page

COMITÊ DA AZONASUL ALERTA PARA AUMENTO DE INTERNAÇÕES E CASOS DE COVID DA REGIÃO.


Depois de quase três meses de estabilidade, a Rt (taxa de transmissão) do novo coronavírus, voltou a romper o teto de segurança, indicando novo crescimento da doença na região. Com ele, houve também aumento de testes positivos e alta nas internações, dando indícios de que uma quarta onda de casos pode estar prestes a ocorrer, segundo relataram os epidemiologistas da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, durante a reunião realizada na tarde de quinta-feira(26) com os prefeitos da Azonasul e o Comitê Técnico Regional de Enfrentamento à Pandemia .


Entre os encaminhamentos do grupo, foi definido que a Azonasul solicite a liberação, junto ao governo estadual, para a vacinação da quarta dose nos profissionais de saúde da região. O Comitê Técnico também emitirá um parecer para recomendar a utilização de máscaras em ambientes fechados. “Não é um decreto. Ainda não é uma obrigatoriedade. Mas, sim, um pedido de conscientização à população. Estamos observando o crescimento de casos e um cenário muito parecido com o início da pandemia. O resto do roteiro, já sentimos na pele! Por isso esse apelo” disse o vice-presidente da Azonasul, Marco Antônio Barbosa, prefeito de Chuí, que coordenou a reunião.


Ainda foi anunciado o retorno do panorama regional, trabalho executado pela assessoria técnica da Azonasul para a contagem semanal de casos e cenário geral dentro dos 22 municípios. “É um termômetro eficiente, que ajuda gestores a nortearem ações de enfrentamento”, ponderou o prefeito.


Atenta ao cenário, especialmente ao número de ocupação dos leitos clínicos, a prefeita Paula Mascarenhas, sugeriu o diálogo, neste primeiro momento, com entidades empresariais através das organizações: Aliança Pelotas e Aliança Rio Grande, solicitando apoio na retomada do uso de máscaras em ambientes laborais e na atenção aos funcionários com sintomas gripais para evitar o aumento de contágios dentro das empresas.


NOVA COORDENAÇÃO – A retomada dos encontros do Comitê Técnico e de medidas coletivas urgentes para conter o novo avanço de casos, o grupo solicitou que a secretária de Saúde de Pelotas, Roberta Paganini, assumisse a coordenação do Comitê, em substituição ao ex-prefeito de Jaguarão, Favio Telis, que renunciou ao cargo para disputar eleições nesse ano. A nova coordenação antecipou que dará continuidade às ações e deverá desencadear formato de trabalho em parceria com a Equipe Técnica da Azonasul

30 visualizações0 comentário
bottom of page