top of page

Discussões sobre Inspeção Sanitária Regional avançam na Azonasul



Debates caminham para criação de um consórcio entre municípios


A criação de um consórcio de inspeção sanitária, entre grupos de municípios da região, pautou o encontro entre o presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Vinicius Pegoarro, prefeito de Canguçu e os diretores do Sebrae/Região Sul, Ciro Vives e do Sistema Sesi/Senai, Dionízio Schutz. O trabalho tem como objetivo expandir mercados de empresas, como agroindústrias de pequenos produtores rurais, que trabalham com processamento de alimentos.

“Inspeção de produtos de origem animal é uma das pautas mais relevantes para todos os municípios do Estado. No entanto, montar uma estrutura adequada demanda custos elevados. A proposta do consórcio possibilitaria a atividade compartilhada, com grupos de municípios menores, que evitaria a contratação de profissionais para o trabalho. É essa mensagem que temos que levar aos nossos prefeitos da Azonasul para que se engajem nesta demanda”, disse o presidente Vinícius Pegoraro.


O debate sobre o modelo de consórcio, cuja ideia de projeto inicial foi lançada na Expofeira do ano passado, está avançando e ganhando forma. Pegoraro, inclusive, mencionou que já existem exemplos bem-sucedidos em outras regiões do país, e que o sistema privilegia o coletivo.

O encontro desta manhã ocorreu na sede da Azoansul, em Pelotas, com a participação, também, do coordenador de relações institucionais do Sebrae região Sul, Fabrício Burket e do secretário executivo da Azonasul, Henrique Feijó.


Vantagens do consórcio

Entre as vantagens do consórcio de inspeção sanitária estão a redução de custos operacionais, legislação única em uma região, maior segurança alimentar para a população, estímulo ao produtor para sair da informalidade, geração de emprego e renda, e aumento na arrecadação dos municípios. A abrangência proposta e debatida para o consórcio atinge a livre comercialização pela região contemplada, a possibilidade de equivalência ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) e a comercia lização nacional.

24 visualizações0 comentário
bottom of page