top of page

PREFEITO DA AZONASUL PARTICIPA DE AUDIÊNCIA EM BRASÍLIA




Os recursos para iniciar o processo de licitação do projeto executivo para a construção da ligação a seco entre Rio Grande e São José do Norte estão garantidos. A informação foi repassada pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, em reunião nesta quarta-feira, em Brasília, com a participação dos prefeitos da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Ivan Scherdien, de Turuçu, que também presidente do Consórcio Público (Copes) e da prefeita Fabiany Roig, de São José do Norte. Esse processo deve ocorrer no segundo semestre de 2023. Os projetos básico e executivo de engenharia, bem como, as licenças para instalação são necessários para a etapa seguinte, a da execução da obra, o que exigirá uma nova licitação.


Outro anúncio importante é que, após o projeto executivo da ponte do canal São Gonçalo na BR 392, entre Rio Grande a Pelotas, em fase de conclusão, o DNIT vai priorizar a obra de duplicação do lote 4 da BR 392. O Lote 4 está com o projeto pronto para licitar, dependendo apenas de atualização orçamentária por parte do Ministério dos Transportes. Concluída essa etapa, a licitação poderá ocorrer ainda no segundo semestre.


Duplicação da BR 116 – O diretor-geral do DNIT confirmou que o valor previsto para investimento neste ano, de cerca de R$ 280 milhões, será empenhado até junho e garantirá a continuidade das obras até o final do ano. A licitação dos demais lotes, que permitirão a conclusão da obra, ensejarão cerca de mais R$ 200 milhões para 2024. Fabrício Galvão informou que 70% da obra, que compreende de Porto Alegre até Pelotas, estão concluídos e que o restante deve ser finalizado no próximo ano.


A agenda desta semana em Brasília foi articulada pelo deputado Alexandre Lindenmeyer (PT) e acompanhada, também, pelo deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB); pelo secretário-executivo de Relações Institucionais do vice-governador do RS, Janir Branco; pelo vereador e presidente da Câmara do Rio Grande, Júlio Cesar Pereira da Silva; pela presidente do Conselho Administrativo da Portos RS, Jaqueline Wendpap, e pelo representante da prefeitura do Rio Grande, secretário de Relações Institucionais, Cláudio Diaz.

4 visualizações0 comentário
bottom of page