PRESIDENTE DA AZONASUL PARTICIPA DE MOBILIZAÇÃO MUNICIPALISTA EM BRASÍLIA.
- Nazario Souza
- 10 de set.
- 1 min de leitura

O presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e prefeito de Pinheiro Machado, Ronaldo Madruga, está em Brasília representando a região Sul do Estado na Mobilização Municípios em Risco, promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) nesta terça-feira (9).
O encontro reuniu mais de 1,3 mil gestores municipais de todo o Brasil, que discutiram as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios e alinharam estratégias conjuntas para enfrentar a grave crise fiscal que atinge as administrações locais.
Entre as pautas prioritárias destacadas pelo presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, estão:
a PEC 25/2022, que prevê o aumento de 1,5% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em março;
a promulgação da PEC 66/2023, conhecida como PEC da Sustentabilidade, prevista para a tarde desta terça-feira;
a regulamentação da Reforma Tributária;
e o alerta para os impactos dos pisos salariais nacionais sem contrapartida financeira.
Segundo Ronaldo Madruga, a mobilização reforça a união dos gestores municipais na defesa de mais recursos e melhores condições de governabilidade:
“Estamos aqui para fazer ecoar a voz dos nossos municípios do Sul. A crise fiscal afeta diretamente a vida das pessoas e precisamos de medidas urgentes, como o aumento do FPM e o avanço da PEC da Sustentabilidade, que representam conquistas reais para as cidades e seus cidadãos”, afirmou.
A Azonasul reúne 23 municípios da região Sul do Rio Grande do Sul, e a presença de seu presidente em Brasília fortalece a representação regional no movimento municipalista nacional.
Comentários